Descobrindo os atrativos turísticos de Arez

Localizado a aproximadamente 59 km da capital, Arez é um município com pouco mais de 14 mil habitantes.

Ao caminhar pelo centro de Arez, os visitantes ainda podem desfrutar de uma atmosfera interiorana pouco vista hoje em dia nas cidades da Região Metropolitana de Natal

A cidade se destaca pelas belezas naturais que incluem a Lagoa de Guaraíras e pela preservação de lugares históricos e relíquias do passado.

Conheça os principais atrativos turísticos de Arez:

Frontão do Cemitério de Arez

Frontão do Cemitério Público de Arez
Frontão do Cemitério Público de Arez

O Frontão do Cemitério Público é um dos atrativos turísticos de Arez, com sua fachada em estilo rococó. 

A construção foi realizada em 1882 pelo Frei Herculano, um missionário capuchinho, e tombada em 1962 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo considerada uma verdadeira obra de arte arquitetônica e um dos únicos cemitérios tombados a nível nacional. 


Mercado Público Municipal

No Mercado Público Municipal de Arez podemos experimentar o melhor da culinária local com variedade e preço justo. 

São diversas opções de comidas típicas da região, sendo possível encontrar pratos feitos com peixes frescos, carne de sol, macaxeira, entre outros ingredientes populares do Nordeste.


Ilha do Flamengo

Atrativos turísticos de Arez: Trilha na Ilha do Flamengo
Trilha na Ilha do Flamengo

Com uma área de 25.000 metros quadrados, a Ilha do Flamengo é um atrativo turístico natural localizado na Lagoa de Guaraíras.

A ilha recebeu esse nome devido ao período em que os holandeses (também chamados de flamengos) controlavam a região, entre 1634 e 1652, servindo de palco para batalhas contra os portugueses.

Na ilha podem ser realizadas trilhas curtas, que proporcionam a oportunidade de se conectar com as paisagens e entender o seu contexto histórico. 

No entanto, não há passeios com saídas regulares, sendo recomendável a contratação de guias e embarcações locais. 


Canhão do Fortim da Ilha do Flamengo

Atrativos turísticos de Arez: Canhão do Fortim da Ilha do Flamengo
Canhão do Fortim da Ilha do Flamengo

O Canhão do Fortim da Ilha do Flamengo é uma peça de artilharia pesada utilizada pelos holandeses em batalhas contra os portugueses, e se encontra em exposição na Praça Cívica Leônidas de Paula, no centro da cidade de Arez. 

Essa peça bélica tem uma grande importância histórica para a cidade, pois representa um pouco do passado colonial da região. 

O canhão foi abandonado pelos holandeses em 1652, durante a queda do fortim pelos portugueses na batalha da Ilha do Flamengo.


Igreja São João Batista de Guaraíras

Atrativos turísticos de Arez: Igreja São João Batista de Guaraíras
Igreja São João Batista de Guaraíras

A Igreja de São João Batista de Guaraíras é considerada uma das mais antigas do país, tendo sido construída pelos missionários portugueses da Companhia de Jesus em meados do século XVII. 

Sua construção foi realizada com a ajuda dos índios da região e colonizadores, levando cerca de 17 anos para ser concluída.

Além da bela arquitetura, a Igreja São João Batista de Guaraíras abriga obras de arte sacra, incluindo pinturas, esculturas e objetos litúrgicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *