Augusto Severo: Um dos Pioneiros da Aviação

Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, mais conhecido como Augusto Severo, foi um proeminente inventor, engenheiro, político e pioneiro da aviação.

Nascido em 11 de janeiro de 1864, em Macaíba, Rio Grande do Norte, Severo fez contribuições significativas para os campos da aviação e da engenharia aeronáutica durante o final do século XIX e início do século XX.

Conheça mais sobre a vida, as conquistas e a trágica morte deste notável potiguar, bem como o seu impacto duradouro na história da aviação brasileira.

Educação e Formação

Augusto Severo realizou seus estudos primários em Macaíba e, posteriormente, prosseguiu para o Colégio Abílio César Borges, em Salvador, Bahia, onde concluiu seus estudos secundários.

Seu desempenho excepcional durante essa fase educacional mostrou seu talento e paixão pela aprendizagem.

Em 1880, se mudou para o Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, para buscar sua formação em engenharia na prestigiosa Escola Politécnica.

Os Dirigíveis de Augusto Severo

Registro do PAX em exposição no Centro Cultural Trampolim da Vitória, Parnamirim
Registro do PAX em exposição no Centro Cultural Trampolim da Vitória em Parnamirim

» Centro Cultural Trampolim da Vitória: RN na 2ª Guerra Mundial 

O Dirigível “Bartolomeu de Gusmão”

Em 1894, Augusto Severo desenvolveu o dirigível Bartolomeu de Gusmão em Paris. Esse dirigível foi uma homenagem ao luso-brasileiro Bartolomeu de Gusmão, que é considerado um dos pioneiros da aeronáutica.

Esse feito pioneiro marcou um momento significativo na história da Aeronáutica, estabelecendo os primeiros passos desse campo promissor no Brasil.

A criação de Severo foi um marco inspirador que abriu caminho para futuros avanços e conquistas na aviação brasileira.

O Dirigível “Pax” e o Trágico Acidente

Em 1902, Augusto Severo desenvolveu o dirigível Pax, que foi outro marco na história da aviação nacional.

No dia 12 de maio de 1902, Severo e seu mecânico Georges Sacchet partiram em seu primeiro voo a bordo do “Pax” em Paris, cheios de entusiasmo pelas possibilidades que o balão trazia.

No entanto, um acidente trágico ocorreu durante o voo. O “Pax” explodiu no ar e caiu sobre a Avenue Maine, resultando na morte de Severo e Sacchet. Esse evento lamentável marcou um triste fim para a vida desse pioneiro da aviação.

Legado de Augusto Severo

Praça Augusto Severo, Ribeira, Natal
Praça Augusto Severo no bairro da Ribeira, Natal

Apesar do trágico fim de sua carreira, o legado do potiguar Augusto Severo na aeronáutica continua vivo até os dias de hoje.

Seus balões “Bartolomeu de Gusmão” e “Pax” foram marcos importantes no desenvolvimento da aviação e ajudaram a impulsionar a tecnologia de dirigíveis.

Severo foi um visionário que contribuiu significativamente para o progresso da aviação e inspirou muitos outros entusiastas a seguirem seus passos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *