Augusto Severo: Um dos Pioneiros da Aviação
Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, mais conhecido como Augusto Severo, foi um proeminente inventor, engenheiro, político e pioneiro da aviação.
Nascido em 11 de janeiro de 1864, em Macaíba, Rio Grande do Norte, Severo fez contribuições significativas para os campos da aviação e da engenharia aeronáutica durante o final do século XIX e início do século XX.
Conheça mais sobre a vida, as conquistas e a trágica morte deste notável potiguar, bem como o seu impacto duradouro na história da aviação brasileira.
Educação e Formação
Augusto Severo realizou seus estudos primários em Macaíba e, posteriormente, prosseguiu para o Colégio Abílio César Borges, em Salvador, Bahia, onde concluiu seus estudos secundários.
Seu desempenho excepcional durante essa fase educacional mostrou seu talento e paixão pela aprendizagem.
Em 1880, se mudou para o Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, para buscar sua formação em engenharia na prestigiosa Escola Politécnica.
Os Dirigíveis de Augusto Severo

» Centro Cultural Trampolim da Vitória: RN na 2ª Guerra Mundial
O Dirigível “Bartolomeu de Gusmão”
Em 1894, Augusto Severo desenvolveu o dirigível Bartolomeu de Gusmão em Paris. Esse dirigível foi uma homenagem ao luso-brasileiro Bartolomeu de Gusmão, que é considerado um dos pioneiros da aeronáutica.
Esse feito pioneiro marcou um momento significativo na história da Aeronáutica, estabelecendo os primeiros passos desse campo promissor no Brasil.
A criação de Severo foi um marco inspirador que abriu caminho para futuros avanços e conquistas na aviação brasileira.
O Dirigível “Pax” e o Trágico Acidente
Em 1902, Augusto Severo desenvolveu o dirigível Pax, que foi outro marco na história da aviação nacional.
No dia 12 de maio de 1902, Severo e seu mecânico Georges Sacchet partiram em seu primeiro voo a bordo do “Pax” em Paris, cheios de entusiasmo pelas possibilidades que o balão trazia.
No entanto, um acidente trágico ocorreu durante o voo. O “Pax” explodiu no ar e caiu sobre a Avenue Maine, resultando na morte de Severo e Sacchet. Esse evento lamentável marcou um triste fim para a vida desse pioneiro da aviação.
Legado de Augusto Severo

Apesar do trágico fim de sua carreira, o legado do potiguar Augusto Severo na aeronáutica continua vivo até os dias de hoje.
Seus balões “Bartolomeu de Gusmão” e “Pax” foram marcos importantes no desenvolvimento da aviação e ajudaram a impulsionar a tecnologia de dirigíveis.
Severo foi um visionário que contribuiu significativamente para o progresso da aviação e inspirou muitos outros entusiastas a seguirem seus passos.