Conheça as principais atrações do Centro de Ceará-Mirim
Situado na Região Metropolitana de Natal e com mais de 70 mil habitantes, o município de Ceará-Mirim possui um rico patrimônio histórico, especialmente no que diz respeito aos engenhos que marcaram sua trajetória econômica.
Durante muitos anos, a cidade foi um importante polo produtor de cana-de-açúcar, com diversos engenhos em funcionamento neste período.
Atualmente, o Centro de Ceará-Mirim possui prédios de grande valor histórico e atrações culturais, gastronômicas e comerciais que valem a sua visita.
Principais atrações do Centro de Ceará-Mirim:
- Mercado Público Municipal
- Santuário de Nossa Senhora da Conceição
- Feira Livre de Ceará Mirim
- Biblioteca Pública Municipal José Pacheco Dantas
- Como ir de Natal para o centro de Ceará-Mirim
Mercado Público Municipal


O Mercado Público de Ceará-Mirim é um marco histórico da cidade, construído no ano de 1881 pelo Coronel da Guarda Nacional Onofre José Soares, que era senhor do Engenho Cruzeiro.
Desde então, o mercado tem sido um ponto de referência para a comunidade local e um destino popular para os que visitam a cidade.
O espaço foi construído na época em que a cidade era um importante centro de engenhos e tinha uma economia florescente.
Com o passar do tempo, o mercado se tornou um importante centro comercial de produtos locais, como frutas, verduras e carnes.
No mercado, vale a pena experimentar o tradicional caldo de cana e pratos típicos nordestinos como o cuscuz, tapioca, guisado, macaxeira cozida e carneiro.
Santuário de Nossa Senhora da Conceição


O Santuário de Nossa Senhora da Conceição é considerado um dos templos religiosos mais imponentes do Rio Grande do Norte.
Erguido no século XIX, o santuário possui uma extensão de 57 metros de comprimento. O interior do santuário é igualmente impressionante, com 17 altares e mais de 60 imagens religiosas que adornam o ambiente.
Anualmente entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro a igreja e sua imediações viram palco para as festividades em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município.
Durante esses dias, a cidade se enche de vida e devoção, com uma série de atividades religiosas e culturais.
A programação inclui missas, procissões, novenários, quermesses e apresentações culturais, com destaque para os shows e atrações musicais.
Feira Livre de Ceará-Mirim


A tradicional Feira livre de Ceará-Mirim é realizada semanalmente nas proximidades dos mercados do Centro da cidade, como o Mercado Público Municipal, o Mercado das Verduras e o Mercado das Carnes.
É um ponto de encontro para feirantes e compradores, que se reúnem em torno de uma grande variedade de produtos frescos, incluindo frutas, legumes, verduras, carnes, peixes, temperos entre outras mercadorias.
Biblioteca Pública Municipal José Pacheco Dantas


Com seus mais de 75 anos de criação, a Biblioteca Pública Municipal de Ceará-Mirim é considerada uma das mais antigas do estado.
Atualmente, a Biblioteca conta com uma grande comunidade de leitores que frequentam suas dependências em busca de conhecimento e cultura.
Seu acervo é composto por aproximadamente 20.000 livros, abrangendo diversas áreas do conhecimento.
No local também são realizados eventos com uma programação cultural que pode ser conferida na página da biblioteca no Instagram.
Como ir de Natal para o Centro de Ceará-Mirim

Para quem busca opções de transporte público, é possível encontrar algumas linhas regulares de ônibus que saem de Natal em direção ao centro de Ceará-Mirim. A viagem dura em média 40 minutos e as empresas que operam o trajeto são a Expresso Cabral e a Guanabara.
Outra opção é utilizar o VLT, que faz o percurso da linha Norte entre Natal e Ceará-Mirim em aproximadamente 1 hora. O trem parte da Estação Central de Natal no bairro da Ribeira e os horários atualizados podem ser visualizados no site da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Para quem prefere dirigir, a melhor opção é seguir pela BR-406, que liga Natal a Ceará-Mirim. O percurso é de aproximadamente 35 km e a estrada é bem sinalizada.