Geoparque Seridó celebra um ano de reconhecimento pela UNESCO
O Geoparque Seridó completou no último dia 13 de abril um ano de chancela como Geoparque Mundial reconhecido pela UNESCO.
Essa conquista é motivo de grande orgulho para todos os que trabalharam arduamente para tornar o Geoparque Seridó um patrimônio mundial.
O título trouxe uma série de benefícios, tais como a promoção do turismo na região, o reconhecimento internacional da importância geológica da região e a valorização do patrimônio cultural e natural local.
Geoparque Seridó
O Geoparque Seridó é uma região de grande importância geológica, localizada no semiárido nordestino.
O geoparque possui uma área de aproximadamente 2.800 km² e engloba 6 municípios da região Seridó do Rio Grande do Norte: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.


A região é conhecida por sua diversidade geológica, que inclui rochas que datam desde o período Pré-Cambriano até o período Cretáceo.
A diversidade geológica do Geoparque Seridó é acompanhada por uma rica diversidade biológica, que inclui uma série de espécies endêmicas da Caatinga.
A região possui também uma rica cultura popular, com destaque para a culinária e as festas e tradições religiosas.
Reconhecimento pela UNESCO

O processo de obtenção da chancela de Geoparque Mundial foi longo e exigiu muita dedicação por parte dos envolvidos.
O Geoparque Seridó passou por um rigoroso processo de avaliação, que incluiu a análise de diversos critérios, tais como a relevância geológica da região, a preservação do patrimônio geológico, a educação e a promoção do turismo sustentável na região.
A chancela de Geoparque Mundial pela UNESCO exige ainda que o geoparque mantenha altos padrões de qualidade em relação à preservação do patrimônio geológico, educação e turismo sustentável.
Isso significa que a região deverá continuar a investir em projetos que promovam a educação ambiental e o turismo sustentável na região, garantindo a preservação do patrimônio geológico para as gerações futuras.