Parques em Natal: opções de lazer e contato com a natureza

Os Parques em Natal são locais onde é possível praticar atividades físicas e relaxar em contato com a natureza e ainda desfrutar de atrações culturais.

Aqui, você vai encontrar informações sobre a estrutura, atrações, horários de funcionamento e demais serviços oferecidos nos principais parques da cidade.

Conheça os Parques em Natal:

Parque das Dunas

O Parque Estadual Dunas de Natal, mais conhecido como Parque das Dunas é uma unidade de conservação ambiental que se estende por 1.172 hectares e foi estabelecido em 1977.

Considerado uma das maiores reservas urbanas da Mata Atlântica no Brasil, o parque é frequentemente visitado por turistas e moradores da cidade.

O setor de uso público do Parque das Dunas, conhecido como Bosque dos Namorados fica localizado no bairro do Tirol e oferece aos visitantes um verdadeiro santuário ecológico em meio à cidade.

O centro de visitantes conta com uma biblioteca, anfiteatro, centro de pesquisas, Batalhão de Policiamento Ambiental, parque infantil, lago artificial, áreas para piquenique, um viveiro de mudas nativas e sala de exposição, que oferece a oportunidade de conhecer as diferentes espécies que habitam a região.

O parque também está equipado com banheiros e uma lanchonete, para maior comodidade dos visitantes.

Projeto Som da Mata no Parque das Dunas
No Projeto Som da Mata são realizadas apresentações de música instrumental com artistas locais

As trilhas são uma das principais atrações do parque, permitindo que os visitantes tenham contato direto com a natureza e tenham a oportunidade de observar a fauna e flora local.

Além disso, o Parque das Dunas oferece outras atividades, incluindo aulas de educação ambiental, exposições e uma programação de apresentações culturais como o Som da Mata e o Bosque Encena.

Trilhas interpratativas

Uma das principais atrações do parque são as trilhas interpretativas que partem do Bosque dos Namorados e oferecem aos visitantes uma experiência única de aprendizado e contemplação em meio a Mata Atântica.

Vista da Via Costeira na Trilha Peroba do Parque das Dunas
Vista da Via Costeira na Trilha Peroba

As trilhas Ubaia Doce, Peroba e Perobinha variam de 800m a 4,4km de caminhada, proporcionando uma verdadeira imersão no ambiente natural.

Durante o percurso, os visitantes têm a oportunidade de conhecer os diferentes aspectos e elementos do ecossistema dunar, acompanhados por guias especializados que compartilham informações importantes sobre a fauna e a flora local.

Confira no site do parque as informações sobre o agendamento de trilhas.


Parque das Dunas
Endereço: Av. Alm. Alexandrino de Alencar, s/n – Tirol
Contato: (84) 3113-6182
Funcionamento: Terça-feira a domingo das 7h30 às 17h
Entrada: R$ 1,00

Parque da Cidade

Vista no Parque da Cidade em Natal

O Parque Natural Municipal da Cidade Dom Nivaldo Monte, conhecido como Parque da Cidade é uma Unidade de Conservação Municipal e espaço de lazer, educação e preservação ambiental, situado entre os bairros de Candelária, Cidade Nova e Pitimbú.

A área de preservação do parque se destaca pela sua importância ecológica, uma vez que é responsável por manter os processos ecológicos e proteger integralmente uma das principais fontes de recarga do aquífero da capital potiguar.

Inaugurado em 2008, o parque ocupa uma área de 64 hectares com trilhas pavimentadas e uma torre de 45m assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Centro de visitantes do Parque da Cidade
Centro de visitantes com biblioteca, auditório e salas para aulas e exposições

Além da torre que conta com memorial sobre a cidade e vista panorâmica da região, o parque possui dois pórticos de entrada, estacionamentos, banheiros, biblioteca, espaços para descanso, auditório e um centro de educação ambiental.

O parque é um ambiente ideal para atividades físicas como caminhadas, corridas e ciclismo, disponibilizando serviço de aluguel de bicicletas.


Parque da Cidade
Endereço: Avenida Omar O’Grady, s/n – Candelária
Contato: (84) 3232-3363
Funcionamento: Todos os dias das 05h às 18h
Entrada: Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *